POMPOARISMO: Benefícios dos Exercícios da Musculatura do Assoalho Pélvico -MAP

Por Magali Marino

Na contemporaneidade a estética com o corpo passou a ser um dos elementos mais vividos tanto pelas mulheres como pelos homens. Quando  esses cuidados  não passam  à compulsividade  pode ser saudável. A preocupação com a alimentação, com exercícios, manter a forma física tem sido meta de muitas pessoas que prezam pela qualidade de vida! Porém,  poucas são as preocupações em exercitar uma musculatura importante para a nossa saúde: a Musculatura do Assoalho Pélvico. Essa musculatura está localizada na  região entre as coxas, a partir do osso púbico na parte anterior, até a base do cóccix nas costas. Esses músculos tem um papel importante no funcionamento da uretra e do reto, agindo como válvula de controle da urina e das fezes.

Para as mulheres os exercícios da Musculatura do Assoalho Pélvico promovem enormes benefícios, como a sustentação dos órgãos sexuais internos: os ovários, útero, bexiga bem como o fortalecimento e tonificação da vulva, onde estão situados o clitóris, a uretra e a vagina.

 Ė importante que nós mulheres conheçamos nossa vulva

Os exercícios de Kegel, também chamados de Pompoarismo, são eficientes para fortalecer a região da vulva e dos músculos do períneo. São importantes  como tonificação preventiva. Exercitados com freqüência promovem  benefícios na gravidez e torna o parto natural mais fácil, leva a mulher à recuperação mais rápida no pós parto. Outro grande benefício é a prevenção da incontinência urinária, que hoje é vivida por homens e mulheres cada vez mais jovens, pela vida sedentária ou pelos pesos excessivos nas academias.

Tonificar essa região e o controle voluntário das contrações e relaxamento do períneo,  melhora muito a qualidade e os benefícios da saúde sexual.

Para os homens os exercícios do Pompoarismo vão prolongar a ereção peniana, sustentação e tonificação do ânus, bem como aumento temporário da ereção, controle da ejaculação e do orgasmo. Por ser uma técnica que mobiliza a região pélvica,  vai ampliar a mobilidade dessa área,  o que irá facilitar a performance da prática sexual  e a  potência orgástica, além de proporcionar mais prazer e satisfação para a parceira ou o parceiro.

Quando a musculatura do períneo está fraca ou lesionada,  não consegue contrair o suficiente, podendo resultar as disfunções sexuais, incluindo disfunção erétil nos homens e nas mulheres flacidez vaginal. A bexiga arriada também é uma disfunção pela falta de tonificação do Músculo do Assoalho Pélvico, resultando na  incontinência urinária ( quando a pessoa espirra,  tosse ou faz esforços não consegue ter o controle da urina, provocando grande desconforto).

As mulheres podem fazer os exercícios de contrair e relaxar  o períneo com bolinhas ou cones alteres de pompoarismo. Lembrando que  essa prática deve ser orientada por especialistas, como psicoterapeutas ou fisioterapeutas especializados nesta área.

O Pompoarismo é uma técnica oriental milenar, onde as mulheres desse continente sabem dos seus benefícios e  passam os exercícios de mães para filhas, através de gerações.

Nós mulheres ocidentais não somos criadas para termos conhecimento do nosso corpo. O  que nos ensinam é que não podemos tocar nas nossas partes íntimas, imagine colocar bolinhas ou pesinhos dentro do canal vaginal. Porém, temos que quebrar esses preconceitos e tabus. Praticar o Pompoarismo, corretamente, estimula  o desejo sexual, aumenta a lubrificação e tonificação do canal da vagina, facilita a resolução do orgasmo,  promovendo benefícios à prática e  qualidade da saúde sexual.

Porém, para que isso possa acontecer  o corpo deve ser visto de forma integrada. É  importante que a pessoa busque realizar exercícios para eliminar as tensões corporais, expandir  a respiração  do diafragma e tonificar o músculo do assoalho pélvico, só assim terá  benefícios  dos resultados do  Pompoarismo. A região do baixo ventre  quando está com bloqueios, impede a  passagem de  energia da libido, responsável pelo prazer.

O que deve ser exercitado, antes de praticar o Pompoarismo

  • Reeducar e ampliar a respiração do diafragma, levando oxigenação até o baixo ventre, promovendo melhoria e equilíbrio da energia corporal e sexual;
  • Tratar as tensões do corpo e da mente, melhorando sintomas de ansiedade, insônia, irritabilidade, que dificultam a expansão da energia da libido;
  • Avaliar através de diagnóstico psicológico e orgânico, fatores relacionados à disfunção sexual, caso ocorra;
  • [Por fim], Tonificar e ativar a Musculatura do Assoalho Pélvico (MAP), como prevenção e tratamento da incontinência urinária, aumento de lubrificação vaginal e prolongamento do orgasmo, ampliação do prazer sexual com benefícios pessoais  do/a parceiro/a.

Precisamos exercitar a Musculatura do Assoalho Pélvico, em nome da nossa saúde sexual.

Se você quiser ter mais informações, pergunta aqui no Blogasmo, teremos muito prazer em lhe responder.

*Se quiser comentar ou tirar dúvidas escreva nos comentários abaixo ou no blogasmo@gmail.com

________________

Magali Marino – Psicóloga, Psicoterapeuta Corporal em Análise Bioenergética, Sexóloga e Mestra em Design Estratégico.

 

5 thoughts on “POMPOARISMO: Benefícios dos Exercícios da Musculatura do Assoalho Pélvico -MAP

    1. Olá Neide, que bom que você gostou do blogasmo, essa é nossa proposta, trazer ao público temas interessantes e esclarecedores.
      se quiser conhecer mais sobre o nosso trabalho, temos um interprograma na TVU, Consultório com Magali Marino, você pode assessá-lo no Youtube, com o nome blogasmo.
      Um grande abraço

  1. Gostei muito da informação , gostaria de saber como fazer o exercício de forma correta para fortalecer a musculatura . Não conheço aqui em Salvador um local.

    Grata

    1. Olá Paula, eu infelizmente não conheço em Salvador profissionais que desenvolvam esse trabalho, mas você pode se informar sobre fisioterapeutas ou profissionais da sexualidade humana que façam esse trabalho.
      Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *